Varicela - o que fazer?
- João Núncio Crispim
- 1 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
A varicela é uma doença frequente nas crianças, provocada pelo vírus varicela-zoster, transmitido através das gotículas respiratórias e das lesões na pele. Provoca inicialmente um quadro de constipação, surgindo depois as lesões na pele características, que progridem de manchas para vesículas, que rompem e formam crosta. Acompanha-se muitas vezes de febre. A complicação mais frequente é a infeção bacteriana das lesões.
O tratamento da varicela é fundamentalmente sintomático. A comichão é o sintoma mais incomodativo, e se estiver presente deve ser tratada com anti-histamínicos orais. Não é necessária a aplicação de quaisquer produtos sobre a pele, sendo que alguns podem provocar sintomas indesejados ou aumentar o risco de infeção das lesões. Há casos de intoxicação por produtos contendo calamina, por absorção através da pele lesada, caracterizados por sintomas neurológicos. Para evitar agravar a comichão, o banho deve ser de água pouco quente, e deve ser utilizado um sabão neutro. A febre deve ser tratada apenas com paracetamol, devendo evitar-se a utilização de anti-inflamatórios.
A infeção bacteriana das lesões, designada impétigo, é uma complicação frequente da varicela. Tratar a comichão e manter as unhas cortadas ajuda a evitar as escoriações de coceira. Os pais devem estar atentos à evolução das lesões, e procurar um médico caso alguma crosta, que surge após a rotura da vesícula, tenha um crescimento progressivo e fique amarelada e húmida, ou se surge um grande "vermelhão" em redor da mesma.
O aciclovir, medicamento antiviral eficaz contra o vírus da varicela, tem indicações muito precisas e não deve ser de uso generalizado. Tem indicação de utilização apenas se iniciado nas primeiras 24 horas desde o aparecimento das "borbulhas", e em crianças com doença crónica ou sob alguns tipos de medicação. Pode ser útil, sob critério do médico, em adolescentes e adultos, ou quando o contágio se dá através de um elemento do agregado familiar, dado que se admite uma exposição mais intensa ao vírus e por isso uma forma potencialmente mais grave da doença.
NÚMEROS
10 a 21 dias é o período de incubação habitual da varicela (do contágio ao aparecimento das lesões).
Comments