top of page

Os corticóides: justifica-se o medo?

  • Foto do escritor: João Núncio Crispim
    João Núncio Crispim
  • 1 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Os corticóides são medicamentos semelhantes ao cortisol/cortisona, hormonas essenciais ao funcionamento do nosso organismo. Há um receio generalizado da sua utilização, pelo medo de efeitos adversos. Os corticóides, quando administrados de forma prolongada, podem comprometer o normal crescimento das crianças, provocar osteoporose, levar ao aumento de peso, diminuir a imunidade, interferir no metabolismo dos açúcares, provocar cataratas, etc. Ou seja,  os corticóides têm de fato efeitos deletérios importantes quando administrados de forma prolongada e sistémica (administrados pela boca ou por via venosa).

No entanto, estes receios não se devem estender à utilização por curtos períodos (habitualmente durante 3 a 7 dias), muito útil numa vasta gama de doenças, nem à utilização tópica (cremes, gotas, dispositivos inalatórios) em doses e intervalos adequados sob prescrição médica.

Os corticóides são medicamentos de prescrição médica obrigatória, e perante os riscos da sua utilização inadequada nunca devem ser usados sem indicação do mesmo. Apesar disso, quando nas doses e condições adequadamente prescritas são medicamentos seguros e não devem existir receios.

Posts recentes

Ver tudo
A gripe A - porquê o medo?

Este ano estamos a assistir a um fenómeno curioso. Há um alarme na população e nos media a propósito da Gripe A. Todos estarão recordados...

 
 
 
O inverno e as constipações

Agasalha-te!! Quando está para chegar o inverno, começam os avisos repetidos que aprendemos com os nossos pais e avós: “está frio, não...

 
 
 

Comments


© 2019

bottom of page