Sinovite transitória da anca – o que é?
- João Núncio Crispim
- 1 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
A maioria das articulações do nosso corpo, para se poderem mover livremente, possuem líquido no interior, chamado líquido sinovial. Esse espaço contendo líquido é revestido por uma membrana, designada membrana sinovial. A palavra sinovite significa inflamação da membrana e líquido sinovial. Assim entende-se facilmente o que é a sinovite transitória da anca – uma inflamação transitória da articulação da anca.
É mais frequente entre os 3 e os 8 anos de idade e nos rapazes, e estima-se que surja em cerca de 3% das crianças. A criança começa a coxear, sem que haja aparente queda ou traumatismo, podendo referir dor na anca. Pode ser bilateral em 5% dos casos, ocorrendo habitualmente sem febre e sem outras queixas. As queixas podem durar vários dias ou semanas, e desaparecem espontaneamente ou com terapêutica anti-inflamatória.
As causas não são completamente conhecidas, mas surge mais frequentemente algum tempo após uma infeção viral, vacinação ou traumatismo. Tendo em conta que é uma situação benigna e, como o nome indica, transitória, a principal preocupação do médico nesta situação é a exclusão de outras doenças da anca, potencialmente mais graves. A mais temida é a artrite sética da anca, uma infeção bacteriana do líquido sinovial, que se acompanha geralmente de febre alta e uma limitação mais importante do movimento da anca. Outras doenças como a doença de Legg-Calvé-Perthes ou doenças reumatológicas como a artrite idiopática juvenil são também tidas em conta no diagnóstico. Assim, de acordo com a avaliação do médico, podem ou não ser necessários exames complementares como radiografias da bacia, ecografia da anca, análises laboratoriais, ou mesmo em casos suspeitos de artrite sética a punção da articulação e análise do líquido sinovial.
Sabia que…
Cerca de 50% das sinovites transitórias da anca são precedidas de uma constipação?
Comments