Bronquiolite aguda
- João Núncio Crispim
- 1 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
A bronquiolite aguda é uma infeção dos bronquíolos, as vias respiratórias mais pequenas dos pulmões. É provocada por diversos tipos de vírus, dos quais o mais frequente é o vírus sincicial respiratório (VSR). Surge predominantemente nos meses de inverno, e afecta as crianças mais pequenas, geralmente abaixo dos 12 meses. A infeção pelo VSR em crianças maiores e adultos provoca uma simples constipação, facilitando a sua disseminação na população.
Caracteriza-se inicialmente por sintomas de constipação, com espirros, tosse e corrimento nasal, podendo ocorrer febre baixa. Em seguida surge um quadro de pieira (os chamados “gatinhos” na respiração) e dificuldade respiratória de gravidade variável. Nos casos mais preocupantes a respiração é rápida e pode acompanhar-se de gemido, tiragem (com a respiração surgem “covinhas” entre as costelas, usam muito o abdómen e/ou abrem e fecham as narinas para respirar) e dificuldade na alimentação. É tendencialmente mais grave em crianças mais pequenas, nomeadamente nos primeiros dois a três meses de vida. Os quadros mais ligeiros não necessitam de internamento, enquanto que os mais graves exigem cuidados médicos hospitalares.
A bronquiolite aguda não tem tratamento eficaz, sendo auto-limitada. No entanto podem-se aliviar os sintomas nos casos mais simples: higiene nasal adequada com soro fisiológico ou água do mar, especialmente antes de mamar e antes de deitar, elevar a cabeceira da cama, e permitir ao bebé que mame menos quantidade de cada vez e faça refeições mais frequentes. É sobretudo importante vigiar o aparecimento dos sintomas de dificuldade respiratória acima descritos, que devem motivar o recurso ao médico.
Comentários